top of page

Suzuki V-Strom 1050DE 2023 testamos essa big trail dos sonhos!!

A Suzuki adiciona verdadeira capacidade off-road ao 2023 V-Strom 1050DE.


A Suzuki não incendiou o mundo dos esportes motorizados nos últimos anos. À medida que outros fabricantes produzem novas motocicletas cada vez mais específicas e tecnicamente avançadas , a fábrica de Hamamatsu parece satisfeita em trabalhar com máquinas modestas.


A Suzuki pode não oferecer tantas opções ou tecnologia de ponta quanto o mercado deseja hoje em dia, e as motos amarelas também podem não ter o desejo da competição europeia, especialmente. Mas faz um trabalho - e a um preço justo. E para milhares de pilotos em todo o mundo, isso é o suficiente.


O 1050 DE é o V-Strom de quarta geração da fábrica japonesa. Sim, ele tem a familiar plataforma V-twin de 1.037 cc refrigerada a água que, pelo menos em conceito, pode ser datada da Suzuki TL1000S do final dos anos 90 e produz precisamente a mesma potência e torque máximos - 106 hp a 8.500 rpm e 73,7 lb.-ft. de torque a 6.000 rpm - como o modelo antigo, mas as mudanças em outros lugares são significativas.


O chassi DE recebeu uma grande transformação com a introdução de uma roda dianteira de 21 polegadas (raios de aço e aro de liga), uma novidade para o V-Strom. O cabeçote é novo, a geometria do chassi é mais relaxada para andar na terra, com maior inclinação, maior distância entre eixos, suspensão de curso mais longo, maior distância ao solo e barras mais largas. Suas intenções off road são claras.


Há uma mudança de 41 dentes na roda dentada traseira para 45, um grande salto e uma maneira simples de tornar a moto mais viva. As relações de transmissão internas também foram modificadas e combinadas com um novo câmbio rápido bidirecional para adicionar ainda mais força à unidade de potência.


A eletrônica foi atualizada no DE, principalmente na forma de um painel TFT colorido de 5 polegadas. Os modos de potência permanecem os mesmos - há um modo A, B e C - cada um alterando as características de torque e aceleração. O ABS e o TC sensíveis à inclinação permanecem os mesmos de antes, mas recebem mais ajustes, incluindo um novo modo Gravel e ABS traseiro comutável.


Portanto, embora a Suzuki não tenha reinventado a roda com o novo V-Strom DE, ela forneceu as ferramentas para continuar quando o asfalto acabar.

As coisas boas continuam quando você embarca. Essa nova tela é clara, legível e, como o interruptor, fácil de usar. O poleiro está no lado alto, como seria de esperar de uma moto de aventura de 21 polegadas para viagens longas. O assento padrão 1050 fica entre 33,7 e 34,4 polegadas, mas o DE é fixado em 34,6 polegadas. Tenho 5 pés e 7 (172 centímetros) e, usando botas rígidas de enduro com pouco movimento do tornozelo, às vezes lutava e recomendaria a opção de assento de 1,2 polegadas mais baixo para pilotos mais baixos.

Esta posição de pilotagem mais alta é visivelmente mais focada do que o modelo DE mais antigo e o padrão 2023 1050. As barras agora são 1,6 polegadas mais largas e a tela fixa com viés off-road é 3,1 polegadas mais curta e estreita, enquanto os pinos, com borrachas removíveis , são mais largos. Tudo isso dá ao DE uma postura maior e mais tendenciosa para a sujeira, mas mesmo como um pequeno piloto, me senti confortável.


Essa sem duvida é uma excelente opção entre as nossas big trails.


Até a proxima galera.



 
 
 

Komentáře


bottom of page