Yamaha Ténéré 700 2024
- paulo bragança
- 31 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
A Yamaha Ténéré 700 2024 recebe um novo painel, modos ABS revisados e muito mais.

O chassi, o motor e a suspensão do Ténéré 2024 permanecem inalterados para o novo ano modelo.
Primeiramente o chassi da Ténéré 700 2024 permanece essencialmente inalterado, com o mesmo quadro leve de tubo de aço com garfo invertido de 43 mm totalmente ajustável e suspensão de longo curso conectada a uma roda raiada de 21 polegadas na frente. O perfil fino e inspirado no rali do Ténéré também permanece intocado este ano, assim como o compacto, mas poderoso motor CP2 refrigerado a líquido em seu coração. O motor contrabalançado derivado do MT-07 mantém seu deslocamento de 689 cc e capacidade geral, com uma transmissão de seis velocidades para ajudar a gerenciar a potência. Um par de discos de estilo de onda na frente e um disco de estilo de onda única na parte de trás retornam para o trabalho, ajudando a reduzir a velocidade.

A novidade para 2024 é a adição de um sistema ABS de três modos, permitindo que os pilotos ajustem as preferências de intervenção de frenagem.
O arranjo de frenagem mencionado acima nos leva a uma das principais atualizações do Ténéré para 2024: o novo ABS selecionável de três modos, que permite que os pilotos escolham seu nível preferido de intervenção de frenagem.
Nos modelos anteriores, você só podia ligar ou desligar o ABS, mas com o novo sistema, você tem três opções: Modo 1 ativa totalmente o ABS nas rodas dianteiras e traseiras; o modo 2 ativa o ABS apenas na roda dianteira (desligado na roda traseira); e o modo 3 desliga completamente o ABS, dianteiro e traseiro. A mudança foi implementada pela primeira vez no ano passado nas máquinas do modelo Euro e agora (felizmente) chegou aos modelos dos EUA. Mas aqui no Brasil não temos previsão de chegada ainda.
Outra atualização bastante importante é o novo display TFT colorido de 5 polegadas, que a maioria dos proprietários concorda que está atrasado - a unidade LCD anterior parecia desatualizada em comparação com o resto da classe desde o início.
Com a funcionalidade controlada por um novo botão de rolagem no guidão direito, o novo display oferece aos pilotos duas opções de exibição de tela diferentes - uma com design moderno e outra inclinada para uma aparência analógica mais tradicional. A tela agora também permite a conectividade do smartphone com o aplicativo gratuito Y-Connect, e os passageiros podem receber mensagens de texto e notificações de chamadas telefônicas no visor TFT.
Os motociclistas também podem rastrear e registrar os dados do passeio de motocicleta no aplicativo, incluindo distâncias percorridas, consumo médio de combustível, velocidade máxima e muito mais. Mais uma vez, a atualização apareceu pela primeira vez nos modelos de especificação Euro 2023, então estamos muito felizes em vê-la aqui agora também.

Há também pequenas melhorias na iluminação e eletrônica do Ténéré para 2024, com novos piscas dianteiros e traseiros em LED agora instalados. A Yamaha também diz que o novo modelo vem pré-instalado para a instalação do quickshifter acessório da Yamaha.

A Yamaha Ténéré 700 2024 estará disponível na Team Yamaha Blue, que chegará aos revendedores em setembro de 2023, ou na versão Shadow Grey, que chegará em outubro de 2023. Ambas as opções terão um preço sugerido de $ 10.799, um aumento de $ 300 em relação ao último preço do ano. Ainda não se sabe se os EUA receberão um Ténéré 700 Rally Edition ou World Raid Edition, como vimos no exterior.
Mas por aqui ainda vamos sonhando, que algum dia essa máquina possa chegar aqui no Brasil.
Comentarios